Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors.
Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Responsive image


Gairethinx

Gairethinx era uma instituição lombarda, peculiar ao direito daquele povo; originalmente designando a cerimônia durante a qual dava-se cumprimento à lei civil,[1] e eram efetuadas transferências de posse (como heranças), gradualmente o termo passou a ser usado para se referir ao evento durante o qual éditos e leis eram confirmados pelo exército (que manifestava sua aprovação através do ruído feito com os escudos e lanças).

Eventualmente o termo passou a referir-se à assembleia realizada pelo próprio povo (o Concilum mencionado por Tácito em sua De origine et situ Germanorum, e César no De bello gallico), mais especificamente pelos homens capazes de portar armas, que, entre os povos germânicos, era quem decidia as eleições do rei e deliberava sobre as escolhas políticas, diplomáticas, legislativas e judiciárias mais importantes. Depositários da Cawarfidae, as leis tradicionais daquele povo, os gairethinx não eram espaços plenamente democráticos, semelhante a um parlamento moderno, mas sim uma arena onde os duques faziam valer sua própria autoridade.

Etimologicamente, o termo gairethinx refere-se à lança utilizada como contrato de herança, transferido de maneira solene para o herdeiro durante a cerimônia original. Ger, no germânico antigo significaria "lança", e thinx, "corte popular",[2] instituição paralela à Ting dos viquingues e dos anglo-saxões e à Althing da Islândia.

Referências

  1. Drew, Katherine Fischer. The Lombard Laws, University of Pennsylvania Press, 1973. ISBN 0812210557, 9780812210552.
  2. Hübner, Rudolf. A History of Germanic Private Law. The Lawbook Exchange, Ltd., 2000. ISBN 1584770651, 9781584770657.

Previous Page Next Page






Gairethinx Danish Gairethinx German Gairethinx English Gairethinx Spanish Gairethinx French Gairethinx Italian Gairethinx LMO Gairethinx Romanian

Responsive image

Responsive image