Mactaris

Mactaris
Maktar
Mactaris
Arco de Trajano em Mactaris
Localização atual
Mactaris está localizado em: Tunísia
Mactaris
Localização de Mactaris no que é atualmente a Tunísia
Coordenadas 35° 51′ 13″ N, 9° 12′ 25″ L
País  Tunísia
Província Siliana
Cidade atual Maktar
Altitude 900 m
Dados históricos
Civilizações líbia, númida e romana
Mapa das cidades romanas da Tunísia

Mactaris ou Maktaris foi uma antiga cidade sucessivamente líbia, númida e romana, situada na atual cidade de Maktar, no centro-oeste da Tunísia, nas vertentes norte da dorsal tunisina.

O sítio é um dos maiores do país, e apesar de grande parte dele ainda não ter sido objeto de pesquisas arqueológicas, a sua dimensão e importância pode ser comparável ao de Bula Régia. A maioria das ruínas encontra-se dentro de um parque arqueológico onde existe um pequeno museu onde estão expostas diversas peças arqueológicas encontradas no local.

As ruínas encontram-se 160 km a sudoeste de Tunes, 34 km a sudoeste de Siliana, 70 km a sudeste de El Kef (antiga Sica Venéria) e 90 km a norte de Sbeitla (antiga Sufétula). A antiga cidade foi construída na orla de um planalto, a 900 metros de altitude, entre os vales dos uádis de Uzafa e Sabum.[1] Esta localização num local fácil de defender ilustra a primitiva vocação militar do povoado.

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome va300

Mactaris

Dodaje.pl - Ogłoszenia lokalne