Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Agosto de 2020) |
A meia-brigada ou semibrigada AO 1990 (francês: demi-brigade) constituiu a unidade militar equivalente ao regimento, da infantaria do Exército Francês, durante as Guerras Revolucionárias Francesas. Cada meia-brigada tinha um efetivo de cerca de 2400 soldados, sendo constituída por três batalhões e comandada por um chefe de brigada.
A meia-brigada foi introduzida em 1791, sendo o termo escolhido em substituição do termo "regimento" conotado com o Antigo Regime. Em 1803, contudo, Napoleão Bonaparte ordenou que as meias-brigadas fossem redesignadas "regimentos". A partir de então, o termo "meia-brigada" foi reutilizado para designar algumas unidades, sobretudo as constituídas a título temporário. Hoje em dia, a única meia-brigada permamente do Exército de Terra Francês é a 13ª Meia-brigada da Legião Estrangeira.