Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors.
Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Responsive image


De-leonismo

O de-leonismo, ou marxismo-de-leonismo é uma corrente comunista idealizada por Daniel De Leon, sindicalista que atuou nos Estados Unidos e fundou o Partido Socialista e Trabalhista, o qual segue, até hoje, essa ideologia.[1] Essa corrente, influenciou futuramente o Socialismo Democrático e o Comunismo de conselhos.

O de-leonismo se opõe tanto ao Marxismo-leninismo, quanto ao Anarcocomunismo, se colocando como alternativa a ambos. As principais críticas dos de-leonistas ao Socialismo soviético, são referentes a falta de democracia interna do Partido Comunista da União Soviética, à planificação da economia e centralização excessiva do poder. Entretanto, De Leon exerceu forte influencia no pensamento de Lênin, principalmente em relação aos sovietes.[2] O pensamento de De Leon, defende a criação de conselhos operários, responsáveis pelo governo popular, de cooperativas para produção econômica e defende a industrialização como caminho para o comunismo e para o desenvolvimento econômico e social. Entretanto, diferente dos anarcossindicalistas, defendem a importância do partido e de um governo.

  1. Bills, Robert (20 de setembro de 1990). «HOW THE SLP EMERGED AS A MARXIST POLITICAL PARTY» (PDF) 
  2. «Russia in 1919 — Chapter 13». www.marxists.org. Consultado em 7 de julho de 2022 

Previous Page Next Page






De leonismus Czech De Leonismus German De Leonism English De Leonismo Spanish دی لئونیسم FA Deleonismi Finnish デ・レオン主義 Japanese 더리온주의 Korean Deleonizm Polish Marxism-deleonism Swedish

Responsive image

Responsive image