Our website is made possible by displaying online advertisements to our visitors.
Please consider supporting us by disabling your ad blocker.

Responsive image


Hsinbyushin

Hsinbyushin
Nascimento 12 de setembro de 1736
Shwebo
Morte 10 de julho de 1776
Ava
Cidadania Myanmar
Progenitores
Filho(a)(s) Singu Min
Irmão(ã)(s) Naungdawgyi, Bodawpaya
Ocupação monarca
Religião Teravada

Hsinbyushin (birmanês: ဆင်ဖြူရှင်; em tailandês: พระเจ้ามังระ; Moksobo, 12 de setembro de 1736 – Ava, 10 de junho de 1776) foi rei da dinastia Konbaung da Birmânia (Myanmar) de 1763 a 1776. O segundo filho do fundador da dinastia, Alaungpaya. É mais conhecido por suas guerras contra a China e o Sião, e é considerado o rei mais militarista da dinastia. Sua defesa bem-sucedida contra as quatro invasões chinesas preservou a independência da Birmânia. Sua invasão do Sião (1765-1767) encerrou com a dinastia Aiutaia do Sião. As vitórias simultâneas sobre a China e o Sião foram consideradas com "um elã verdadeiramente espantoso inigualável desde Braginoco".[1] Ele também elevou o pagode Shwedagon para sua altura atual em abril de 1775.

O vice-comandante-em-chefe de seu pai durante as campanhas de reunificação (1752-1759), Hsinbyushin como rei seguiu uma política expansionista contra seus vizinhos. Em 1767, seus exércitos reprimiram uma rebelião em Manipur, capturaram os estados do Laos, temporariamente derrotaram o Sião, e repeliram duas invasões por parte da China. Mas sua decisão temerária de travar duas guerras simultâneas contra a China e o Sião, quase lhe custou o reino e sua independência. A terceira invasão chinesa de 1767-1768 penetrou profundamente na Birmânia central, forçando Hsinbyushin a retirar às pressas seus exércitos do Sião. Quando os reforçados exércitos birmaneses derrotaram os chineses, e assinaram uma trégua em 1769, os chineses ameaçaram outra invasão por mais uma década, e impediram Hsinbyushin a retomar a guerra contra o Sião.

O espectro da guerra manteve o estado fortemente militarizado, possibilitando com que os comandantes do exército se sentissem livres para maltratar a população civil. Em 1773, o comando do exército provocou uma rebelião das tropas de etnia mon, apenas para que pudessem reprimir o motim com "severidade excessiva". O comportamento senhoril dos governadores locais e comandantes do exército aumentou ainda mais em 1774, quando Hsinbyushin adquiriu uma doença que alguns anos depois o iria tirar a vida. Em 1775, os estados vassalos periféricos de Lanna e Manipur se revoltaram. Hsinbyushin morreu em junho de 1776, enquanto as forças birmanesas ainda estavam engajadas no Sião e Manipur. Os exércitos birmaneses se retiraram do Sião logo após sua morte, deixando Lanna nas mãos dos siameses.

Enquanto a maioria de suas vitórias militares foi de curta duração, o atual controle birmanês da região de Tenassarim, norte e leste dos estados de Xã e do estado de Cachim é um legado duradouro de seu reinado.

  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome vbl

Previous Page Next Page