Sageuk

Sageuk
Sageuk
Yongin MBC Daejanggeum Park, onde diversas séries de televisão são filmadas.
Nome em coreano
Hangul 사극
Hanja 史劇
Romanização revisada sageuk
McCune-Reischauer sagŭk

Sageuk (hangul: 사극; hanja: 史劇) é um termo em língua coreana utilizado para referenciar os dramas históricos coreanos, que podem inserir-se em peças de teatro tradicionais, filmes e séries de televisão,[1][2] que abordam sinopses com o tema do período histórico. Na literatura de língua inglesa, a palavra sageuk refere-se a filmes históricos e séries de televisão (da Coreia do Sul).[3]

O primeiro filme histórico do qual se tem notícia é The Story of Chun-hyang, filmado em 1923 e dirigido por um cineasta japonês. O primeiro filme coreano com áudio também foi do tipo sageuk. O auge do cinema coreano iniciou-se durante os anos cinquenta e perdurou até os anos oitenta, com diversos filmes sageuk sendo lançados, como a adaptação do musical Chunhyang por Lee Gyu-hwan em 1955. Na década de 1960, os melodramas históricos foram significativos, assim como os filmes de artes marciais. Na década seguinte, devido à popularidade da televisão, o cinema começou a declinar e nos anos oitenta, encontrou uma crise, que levou os cineastas a tentarem conquistar os espectadores com enredos eróticos. A partir da década de 1990, filmes de Im Gwon-taek, bem como títulos como The Eternal Empire (1994) e The Legend of Gingko tornaram-se obras significativas. A partir dos anos 2000, os filmes sageuk começaram a serem bem sucedidos novamente, entre os anos de 2012 a 2015, o cinema coreano produziu cinco títulos sageuk, que estabeleceram o recorde de dez milhões de espectadores.

Na televisão, a primeira série sageuk exibida, foi ao ar pela emissora estatal KBS em 1962 sob o título de Gukto malli. Nos anos setenta, em contraste com a década anterior, as séries históricas passaram a retratar heróis nacionais através de suas figuras históricas. Joseonwangjo 500 nyeon (hangul: 조선왕조500년, "500 Years of Joseon"), exibida nos anos oitenta durante oito anos, destacou-se no período. A década de 1990, foi dominada por dramas contemporâneos no que diz respeito à popularidade e audiência e nos anos 2000, ocorreu o surgimento do sageuk de fusão, que foi o responsável por modificar o gênero de séries históricas na Coreia do Sul, impulsionando obras significativas como Hur Jun (1999-2000), Damo (2003), Dae Jang Geum (2003) e Queen Seondeok (2009).

Temas populares do sageuk incluem elementos do folclore e mitologia coreanos, reis e príncipes famosos ou notórios, heróis nacionais e mulheres famosas.

  1. Naver Dictionary.
  2. TwitchFilm.
  3. Alison Peirse (2010). Korean Horror Cinema. [S.l.]: Edinburgh University Press. 84 páginas. ISBN 9780748643103 

Sageuk

Dodaje.pl - Ogłoszenia lokalne